Levantamento do Ministério da Saúde em 2013 revelou que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, percentual era de 43%. Homens são maioria, 54%. Nas mulheres, o índice chega a 48%. Considera-se sucesso no tratamento da obesidade a habilidade de atingir e manter uma perda de peso clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia.
O sucesso em longo prazo depende de constante vigilância na adequação do nível de atividade física e de ingestão de alimento, além de outros fatores, como apoio social, familiar e automonitorização. Uma das fórmulas apresentada com bons resultados no emagrecimento é o nutracêutico Citrimax, que é uma forma patenteada de ácido hidroxicitrico (HCA) ligado a cálcio e potássio.
Ele atua em quatro vias, o que o torna um emagrecedor completo e único:
1. Via diminuição da Leptina Leptina hormônio responsável pelo controle da saciedade e gasto energético): → HCA diminui a produção desse hormônio que nos obesos é produzida em excesso e perde sua função.
2. Via aumento da disponibilidade de serotonina Citrimax® inibe a recaptação de serotonina, neurotransmissor envolvido na regulação do apetite e no comportamento alimentar.
3. Via aumento do metabolismo HCA eleva o consumo de energia através de gliconeogênese hepática consequente a uma glicólise extra-hepática. Esse processo aumenta a formação de glicose a partir de outros substratos, como lactato, com consequente aumento na produção de ATP, acelerando o metabolismo.
4.Via diminuição da lipogênese HCA age como potente inibidor da ATP citrato-liase, enzima que realiza a quebra de citrato em oxoloacetato + acetilcoenzima A, que é o principal substrato na formação de ácidos graxos e triglicérides. Com a redução de acetilcoenzima A há diminuição da produção de células de gordura. Um estudo avaliou a eficácia de Citrimax 500mg, tomado 3 vezes ao dia, em 24 voluntários acima do peso. Foi realizada avaliação de ingestão calórica em 24 horas (Café da manhã, almoço, jantar e lanches).
Os indivíduos avaliados apresentaram redução de apetite e de peso. Foi observada uma redução de aproximadamente 7,2% nos níveis de colesterol nos indivíduos tratados com Citrimax. Também houve um aumento de 8% do HDL, após 8 semanas.